Ciclo de Palestras Convidadas

É com prazer que a Sociedade Brasileira de Telecomunicações anuncia o programa de Ciclo de Palestras Convidadas. A ideia é promover e estimular a disseminação entre alunos de graduação e pesquisadores, principalmente aqueles mais jovens, de temas de grande interesse a serem tratados por reconhecidos especialistas em suas respectivas áreas.

Neste primeiro momento, a escolha de três palestrantes foi feita pela Diretoria da SBrT, e buscou-se representar diversas subáreas das Telecomunicações, Processamento Digital de Sinais e Educação, passando por temas básicos até tópicos de pesquisa mais avançados.

Os palestrantes do atual ciclo são:

A SBrT irá prover os recursos financeiros necessários para o deslocamento e manutenção dos palestrantes por até dois dias de evento.

Os interessados em receber os palestrantes podem manifestar a demanda para vp.dd@sbrt.org.br, juntamente com temas/palestrantes que lhe forem de maior interesse e possíveis datas para a visita. Será dada preferência por demandas de locais sem a área de Telecomunicações consolidada. As demandas serão aceitas de modo a otimizar os recursos e a logística, além de levar em conta a agenda dos palestrantes.

Futuramente, em função da demanda e de interesse de participação, novos palestrantes serão adicionados.






Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Júnior

Bio: Aldebaro Klautau (aldebaro@ufpa.br) concluiu graduação (Universidade Federal do Pará, UFPA, 1990), mestrado (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 1993) e doutorado (University of California at San Diego, UCSD, EUA, 2003) em Engenharia Elétrica. Atuou como pesquisador visitante (pós-doutorado) na Stockholm University (Suécia, 2007), UCSD (2012/2013) e University of Texas at Austin (EUA, 2017/2019). É professor titular da UFPA, onde coordena o LASSE - Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica, sendo o representante (TIES) da instituição junto ao ITU-T ("Telecommunication Standardization Sector of the International Telecommunications Union") vinculado à ONU. Atualmente é "senior member" do IEEE e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Tem experiência nas áreas de processamento digital de sinais (PDS), telecomunicações, inteligência computacional e sistemas embarcados para PDS, com especial atenção a sistemas de telecomunicações de baixo custo para comunidades à margem dos benefícios da tecnologia.

Temas:

  • Aprendizado de máquina aplicado a telecomunicações
  • Introdução à aprendizagem profunda ("deep learning") com aplicações em processamento de sinais e telecomunicações
  • Aprendizagem profunda em 5G e aplicações selecionadas
  • Redes comunitárias de telefonia com base em rádio definido por software (SDR)
  • Breve história das comunicações digitais usando a evolução de 2G a 6G
  • Introdução ao processamento de sinais na camada física de sistemas de telefonia celular

Renato da Rocha Lopes

Bio: Renato da Rocha Lopes (rlopes@unicamp.br) possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP em 1995 e 1997, respectivamente, e doutorado pelo Instituto de Tecnologia da Georgia (GeorgiaTech) em 2003. É professor da UNICAMP desde 2006. Possui interesse na área de processamento de sinais, especialmente em aplicações ligadas ao processamento de dados sísmicos e em telecomunicações.

Temas:

Sergio Lima Netto

Bio: Sergio Lima Netto (sergioln@smt.ufrj.br) é formado em Engenharia Eletrônica (UFRJ, 1991) e possui os título de mestrado (COPPE/UFRJ, 1992) e doutorado (Univ. Victoria, Canadá, 1996) em Engenharia Elétrica. Desde 1997 ele é professor da UFRJ e atualmente é pesquisador 1C do CNPq. Ele é co-autor (com os professores Paulo S. R. Diniz e Eduardo A. B. da Silva) do livro "Digital Signal Processing: System Analysis and Design", 2a edição, pela Cambridge Univ. Press (2010), e autor de 3 livros sobre problemas de matemática do ensino médio. Seus interesses de ensino e pesquisa incluem processamento digital de sinais, filtragem adaptativa, processamento de fala, teoria da informação, visão computacional e, como todo mundo atualmente, aprendizado de máquinas.

Temas:

  • Introdução ao Aprendizado de Máquinas
  • Introdução à Teoria da Informação
  • Introdução à Filtragem Adaptativa
  • Conceitos Básicos (e não tão Básicos) de Visão Computacional
  • Projetos Avançados de Filtros Digitais
  • Aplicações Práticas de Aprendizado de Máquinas e Processamento de Sinais
  • Detecção Automática de Anomalias/Objetos em Vídeos de Câmera Móvel
  • A Matemática nos Vestibulares do IME e do ITA