Coordenadas

Rua Marquês de São Vicente 225 Ala “K” 7º andar - Gávea
CEP: 22453-900
Rio de Janeiro - RJ
Tel/Fax.: (21) 2274-3664

Horários de Atendimento

3a. 5a. e 6a. de 13:00 as 19:00h
4a. de 15:00 as 17:00h
(Gabriella)

Histórico dos Eventos Organizados pela SBrT
O primeiro Simpósio Brasileiro de Telecomunicações foi realizado no Rio de Janeiro, em 1983. A coordenação geral foi de José Roberto Boisson de Marca. O simjpósio contou com o auxílio financeiro das seguintes entidades: Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, Telecomunicações Brasileiras S/A - Telebrás, Programa das nações unidas para Desenvolvimento - PNUD. Neste simpósio foi criada a Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT).
O Segundo Simpósio Brasileiro de Telecomunicações foi realizado em Campinas do dia 3 a 6 de setembro de 1984 tendo como sede o CPqD- Telebrás. Seus patrocinadores foram Telebrás, FINEP, CNPq, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD e Fapesp.
A terceira edição do Simpósio Brasileiro de Telecomunicações teve lugar em São José dos Campos, no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), entre 2 e 4 de setembro de 1985. O evento foi coordenado por Eduardo W. Bergamini (Coordenador Geral), Aydano B. Carleial (Coordenador Técnico) e Max Henrique Costa (Coordenador Técnico Associado). Teve como patrocinadores o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, Instituto de Pesquisas Espaciais - INPE, Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA e Telecomunicações Brasileira S/A - Telebrás. O simpósio teve 37 artigos apresentados em 9 sessões técnicas.
Em 1986, de 3 a 5 de setembro, no Hotel Meridien do Rio de Janeiro foi realizado o 4º. Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, sob o patrocínio das seguintes instituições: EMBRATEL - Empresa Brasileira de Telecomunicações, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, EQUITEL, ELEBRA e CONTROL S.A. O coordenador geral do simpósio foi Mauro Soares de Assis e o coordenador técnico Flávio J. V. Hasselman, além do coordenador adjunto José Mauro P. Fortes.
Em 1987, de 8 a 10 de setembro, a SBrT promoveu junto com a UNICAMP o 5º. Simpósio Brasileiro de Telecomunicações A comissão Organizadora contou com Hélio Waldman, Hélio Marcos M. Graciosa, Dalton Soares Arantes, Rege Romeu Scarabucci, Luiz Antonio Q. F. da Costa e Bruno Souza Vianna. A palestra de abertura foi ministrada por Robert S. Scholtz. O evento contou com 36 autores que apresentaram 41 artigos.
O sexto simpósio foi realizado em Campina Grande, entre 12 e 14 de setembro de 1988, na sede da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), com apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Este foi o primeiro evento fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo. Seu sucesso fez com que a SBrT tomasse a decisão de realizar outros eventos fora desse eixo. O coordenador geral do evento foi João Marques de Carvalho e o coordenador técnico foi Valdemar Cardoso da Rocha Jr. A digitalização do sistema TELEBRAS era o assunto da época e o tema de uma das mesas redondas. Foram apresentados 58 artigos, distribuídos em 11 sessões, e proferidas 5 palestras.

Florianópolis sediou o sétimo simpósio, entre 3 e 6 de setembro de 1989, com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina. Rui Seara foi o coordenador geral e Reginaldo Palazzo Jr. coordenou a parte técnica do evento. Esse evento iniciou a realização de mini-cursos e incluiu uma exposição de empresas. Contou com o apoio do CNPq, FINEP, CPqD/ Telebrás, UFSC, TELESC e SCTME. Foram apresentados 117 artigos, 1 palestra internacional e 1 mesa redonda.