Coordenadas

Rua Marquês de São Vicente 225 Ala “K” 7º andar - Gávea
CEP: 22453-900
Rio de Janeiro - RJ
Tel/Fax.: (21) 2274-3664

Horários de Atendimento

09:30-13:30 (Gabriella)

Histórico dos Eventos Organizados pela SBrT
O simpósio de Gramado foi realizado entre 3 e 6 de setembro de 2000, com mais de 140 artigos apresentados.
O simpósio de 2001 foi realizado em Fortaleza, com mais de 600 participantes, sob a coordenação de João Cesar Moura Mota.
Em 2002, entre 8 e 12 de setembro, a SBrT promoveu o quarto International Telecommunications Symposium (ITS 2002) que foi realizado em Natal. Humberto César Chaves Fernandes e Benedito Guimarães Aguiar foram os coordenadores gerais e Valdemar Cardoso da Rocha Jr. e Marcelo Sampaio Alencar os coordenadores técnicos. O programa do ITS 2002 contou com 190 artigos, 47 sessões técnicas, 7 sessões plenárias e 5 mini-cursos. James Massey, Paddy Farrell, Bahram Honary, Elvino Sousa, Roberto Padovani e Salah Aidarous foram os palestrantes convidados.
Em 2003, a SBrT completava 20 anos de sua fundação. Para celebrar esta data importante, o Rio de Janeiro, cidade do primeiro simpósio, foi novamente escolhido para sediar o Simpósio Brasileiro de Telecomunicações. Este foi realizado de 5 a 8 de Outubro no Hotel Glória. A coordenação geral foi de Marco Antônio Grivet Maia. Os coordenadores técnicos, Rosângela Fernandes Coelho e José A. Apolinário Jr. Neste simpósio, pela primeira vez, todos os processos de submissão, distribuição e revisão dos trabalhos científicos foram realizado de forma eletrônica. Neste ano ocorreu também um recorde de submissões. Foram 314 trabalhos submetidos e 132 aceitos e apresentados em 24 sessões técnicas. O simpósio contou ainda com 3 plenárias com debates sobre "O Futuro das Telecomunicações no Brasil", "Televisão Digital: Perspectivas de um Modelo Brasileiro" e "Soluções por Meio de Inovações Tecnológicas", 6 tutoriais e 4 palestras convidadas sendo 2 internacionais. A abertura do simpósio foi prestigiada com a presença do Ministro das Comunicações Miro Teixeira.
Em 2004, Bélem foi a cidade sede do Simpósio, realizado de 6 a 9 de Setembro. O coordenador geral foi Gervásio Protásio Cavalcante. A coordenação técnica foi encarregada por João Crisóstomo Weyl e Victor Dmitriev. 185 trabalhos foram apresentados em 36 sessões técnicas. O SBT2004 contou também com 3 sessões plenárias, 6 mini-cursos e 6 palestras convidadas. O tema central do simpósio foi "Telecomunicações: infovias para a integração e desenvolvimento sustentável da Amazônia".
Em 2005, foi a vez de Campinas sediar o simpósio (SBrT'05). A coordenação geral foi de Reginaldo Palazzo Jr e Cynthia Junqueira. A coordenação técnica de Jaime Portugheis e Paulo Cardieri. O SBrT'05 contou com a apresentação de 216 trabalhos distribuídos em 37 sessões técnicas sendo 31 trabalhos de Iniciação Científica. O simpósio foi realizado de 4 a 8 de setembro no BI Campinas Centro de Convenções. O tema do evento foi "Novos Desafios das Telecomunicações Brasileiras".
O International Telecommunications Symposium de 2006 (ITS'2006) foi realizado em Fortaleza. 279 trabalhos, de 10 diferentes países, foram submetidos sendo 192 aceitos. Os trabalhos foram apresentados em 35 sessões técnicas. O ITS2006 contou também com 2 sessões especiais, 8 tutoriais e 4 plenárias. A coordenação geral foi de João Cesar Moura Mota. A coordenação técnica foi de responsabilidade de Sérgio Sombra (Brasil) e Elvino de Sousa (Canadá).
O XXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT'07) foi realizado em Recife, entre 3 e 6 de setembro de 2007, sob a coordenação geral de Rafael Dueire Lins. A coordenação técnica ficou a cargo de Valdemar Cardoso da Rocha Jr. Foram ministrados 4 mini-cursos associados aos livros da Série SBrT-Brasport. Três tutoriais foram apresentadas juntamente com 184 artigos técnicos e 14 posters de trabalhos de iniciação científica. O programa técnico contou também com três palestras convidadas de Bahram Honary (U. Lancaster-UK), José Luis Santos (INESC Porto-Portugal) e Garik Markarian (U. Lancaster-UK).
O XXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT'08), foi sediado no Rio de Janeiro, no período de 2 a 5 de setembro de 2008. O SBrT'08 foi uma edição especial em que a SBrT comemorou seus 25 anos de existência. O Simpósio foi organizado pelas instituições de ensino IME, PUC-Rio e UFRJ. A coordenação geral do SBrT'08 foi dos Professores Rosângela Coelho do IME e Weiler Finamore da PUC-Rio. Os coordenadores técnicos foram os Professores Eduardo A.B. Silva e Sergio Lima Netto da UFRJ. A programação técnica do SBrT'08 foi elaborada para englobar diferentes áreas, tópicos e fomentar a reflexão e a discussão do futuro das telecomunicações no Brasil. O programa técnico incluiu 3 palestras plenárias com palestrantes internacionais- "Nonlinear Coding for Linear Network Coding: Robust Multicasting with Vector Spaces (F. Kschischang )", "Challenges in the Recreation of Light Fields: Where are the Good 3-D Displays? (A. Said)" e "Information Theory as a Design Driver (S. Verdú)"-. Além disso foram ministrados 6 mini-cursos, no primeiro dia, do Simpósio cobrindo uma grande diversidade de temas da área de Telecomunicações. O SBrT'08 contou com a submissão de 288 trabalhos para as sessões técnicas e 34 trabalhos de iniciação científica (IC) para as sessões "poster". A programação técnica permitiu a acomodação de 201 trabalhos sendo 21 de IC. O número total de participantes foi de 277 pessoas. Diversas empresas foram convidadas a apresentar em plenárias, os seus mais recentes desenvolvimentos no setor de telecomunicações. Empresas de inovação foram o grande foco. Este setor foi representado pelo INdT da NOKIA e pela Oi.
O XXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT2009), foi realizado na cidade de Blumenau (SC), no período de 29 de setembro a 2 de outubro de 2009. A coordenação geral foi de responsabilidade dos Profs Orlando Tobias e Paulo Brandt da FURB. A coordenação técnica ficou a cargo dos Profs. Rui Seara e Bartolomeu Uchôa da UFSC. Nesta edição do SBrT foram realizadas 3 sessões plenárias, 36 sessões técnicas, 2 sessões de pôsteres e 6 minicursos. A programação técnica incluiu 198 artigos sendo 18 artigos de iniciação científica. Os trabalhos foram selecionados entre 323 submissões (sendo 39 de iniciação científica).