Palestrantes

Person 1

Prof. Christian Jutten

Université Grenoble-Alpes

Person 1

Profa. Katia Obraczka

University of California, Santa Cruz
Jack Baskin School of Engineering

Person 1

Dr. Mohsen Kavehrad

Penn State University - EE Dept.

Christian Jutten

Université Grenoble-Alpes
christian.jutten@gipsa-lab.grenoble-inp.fr
Grenoble Images Parole Signal Automatique laboratoire

Christian Jutten (IEEE AM’ 92-M’ 03-SM’ 06-F’ 08) é PhD (1981) e Doutor em Ciências (1987) em processamento de sinais pelo Grenoble Institute of Technology (GIT), França. Em 1982, foi Professor Associado na GIT, antes de ser Professor Titular na Université Grenoble-Alpes, em 1989. Durante 35 anos, seus interesses de pesquisa se concentram no aprendizado de máquina e na separação cega de fontes, incluindo teoria (separabilidade, separação de fontes em misturas não-lineares, esparsidade e multimodalidade) e aplicações (sinais cerebrais, imagens hiper espectrais, sensores químicos e sinais de voz). É autor/co-autor de mais de 90 artigos em revistas internacionais, 4 livros, 25 palestras plenárias e cerca de 200 artigos em conferências internacionais.

Foi professor visitante no Swiss Federal Polytechnic Institute (Lausanne, Suiça, 1989), no Riken labs (Japão, 1996) e na Universidade Estadual de Campinas (Brasil, 2010). Foi diretor e vice-diretor de diversos laboratórios no período de 1993 a 2010, em destaque, foi chefe do departamento de processamento de sinais (120 pessoas) e diretor-adjunto do GIPSA-lab (300 pessoas) no período de 2007 a 2010. Foi conselheiro científico do departamento de processamento de sinal e imagens do French Ministry of Research (1996-1998) e do French National Research Center (2003-2006). De maio de 2012 a setembro de 2014, foi vice-diretor do Institute for Information Sciences (INS2I) do French National Center of Research (CNRS).

Christian Jutten organizou/presidiu diversas conferências internacionais, em destaque, a 1st International Conference on Blind Signal Separation and Independent Component Analysis, em 1999. Foi membro de diversos Comitês Técnicos do IEEE. Atualmente, é membro do Comitê Técnico em "SP Theory and Methods" da Sociedade de Processamento de Sinais do IEEE. Recebeu os prêmios de melhor artigo da EURASIP (1992) e do IEEE GRSS (2012). Recebeu o Medal Blondel (1997) da sociedade francesa de Engenharia Elétrica por suas contribuições em Separação Cega de Fontes e na Análise de Componentes Independentes. É IEEE Fellow (2008) e EURASIP Fellow (2013). É membro sênior do Institut Universitaire de France desde 2008, e beneficiário de uma ERC Advanced Grant (2012) com o projeto entitulado "Challenges in Extraction and Separation of Sources" (CHESS).

Katia Obraczka

Universidade da Califórnia em Santa Cruz - Jack Baskin School of Engineering
katia@soe.ucsc.edu

Katia Obraczka é professora de Engenharia de Computação na Universidade da Califórnia em Santa Cruz (UCSC). Antes de se juntar à UCSC, foi pesquisadora científica no Instituto de Ciências da Informação (ISI) da Universidade do Sul da Califórnia (USC) e simultaneamente teve uma posição no Departamento de Ciência da Computação da USC.

Os interesses de pesquisa da Profa. Obraczka abrangem as áreas de redes de computadores, sistemas distribuídos e sistemas de informação da Internet. Seu laboratório, o Internetwork Research Group (i-NRG) da UCSC, realiza pesquisas sobre o projeto e desenvolvimento de arquiteturas de protocolos motivadas pela internet do futuro. Ela tem sido um PI e um co-PI em uma série de projetos patrocinados por agências governamentais (por exemplo, NSF, DARPA, NASA, ARO, DoE, AFOSR), bem como indústria (por exemplo, Cisco, Google, Nokia). Ela é Fellow do IEEE.

Mohsen Kavehrad

Penn State University - EE Dept.
mkavehrad@psu.edu
Center for Information & Comm. Technology Research (CICTR)

Dr. Mohsen Kavehrad, recebeu seu PhD em Engenharia Elétrica pelo Polytechnic Institute of New York University em 1977. Dr. Kavehrad é W. L. Weiss Chair Professor em Engenharia Elétrica da Universidade Estadual da Pensilvânia, diretor do Centro de Pesquisas de Tecnologia da Informação e Comunicações (CICTR) e diretor do Centro de Aplicações Ópticas Sem Fio patrocinado pela NSF (GOWA). Depois de uma longa história no IEEE, Dr. Kavehrad é, atualmente, IEEE Fellow e, também, um Distinguished Lecturer do IEEE. Atualmente, está no Conselho Editorial da International Journal of Wireless Information Networks, apóia diversas conferências e workshops internacionais, além de trabalhar como consultor nas horas vagas. Dr. Kavehrad é uma referência internacional em sistemas banda larga, de redes cabeadas, sem-fio e ópticas; com experiência em aplicações em satélites, rádios fixos, portáteis e móveis; comunicações laser atmosféricas e redes de fibra óptica. As experiências de Mohsen incluem os seus trabalhos na Fairchild Industries, na GTE, na Bell Labs, na AT&T Shannon Research Labs., na Tele-Beam, na Universidade de Ottawa, na Telecommunications Research Institute of Ontario, na Ottawa-Carleton Communications Center for Research, na NORTEL-Ottawa, e na NTT Laboratories-Japan.O último livro do Dr. Kavehrad, "Short Range Optical Wireless: Theory and Applications", foi lançado em 16 de novembro de 2015.

Para ter acesso ao seu currículo completo, clique aqui.