Eleições SBrT Biênio 2022-24

Prezados sócios da SBrT,

Encerrado o período para inscrição de candidaturas para o próximo biênio, temos cinco candidatos para o Conselho Deliberativo. São eles, por ordem de inscrição (link para biografias):

Para o Conselho Fiscal, temos três candidatos. São eles, por ordem de inscrição (link para biografias):

Para a Diretoria, uma única chapa se inscreveu, com a seguinte composição (link para biografias):

A votação começará no dia 15 de dezembro de 2021 e irá até dia 21 de janeiro de 2022. Maiores informações sobre o sistema eletrônico de votação serão disponibilizadas em breve por email aos sócios adimplentes.

Agradeço a todos pela participação neste importante processo, e me coloco à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Cordialmente,
Bartolomeu Uchôa Filho
Presidente da Comissão Eleitoral da SBrT






Charles Casimiro Cavalcante (UFC)

Bio: Charles Casimiro Cavalcante recebeu os títulos de Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1999 e 2001, respectivamente, e em 2004 obteve o Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como pesquisador CNPq/DCR nível 2A vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da UFC no período de Maio de 2004 a Abril de 2007. De Maio de 2007 à Novembro de 2008 foi Professor Visitante nível Adjunto III do DETI-UFC e desde novembro de 2008 é Professor Adjunto no mesmo departamento. De agosto de 2014 a julho 2015 ele foi professor visitante no Departamento de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica (CSEE) da Universidade de Maryland, Baltimore County (UMBC) nos Estados Unidos. É membro e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio (GTEL) do DETI-UFC, onde lidera e desenvolve pesquisas relacionadas à aplicação de processamento de sinais em comunicações e otimização da camada física de sistemas de comunicação sem fio, temas nos quais tem vários artigos publicados em periódicos e conferências além de capítulos de livros, é autor de três patentes internacionais e já trabalhou em vários projetos de pesquisa financiados nos temas de processamento de sinais e comunicação sem fio. Ele também é co-autor do livro "Unsupervised Signal Processing: Channel Equalization and Source Separation", publicado pela CRC Press e também co-organizador do livro "Signals and Images: Advances and Results in Speech, Estimation, Compression, Recognition, Filtering, and Processing" também publicado pela CRC Press. Dr. Cavalcante é um Senior Member do IEEE e Membro Sênior da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) da qual já foi Vice-Presidente de Finanças (2010-2012), Vice-Presidente de Desenvolvimento e Difusão (2012-2014) e Vice-Presidente de Relações Externas (2016-2018) tendo sido Presidente da SBrT no mandato de 2018-2020 e é atualmente membro do Conselho Deliberativo da SBrT. De 2014 a 2018 foi um dos editores-chefe do Journal of Communication and Information Systems (JCIS). É também Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da área de Engenharias IV da CAPES e foi membro do Board of Governors da IEEE Signal Processing Society na função de Regional Director-at-Large das Regiões 7 e 9, com mandato de de 2020-2021. Foi ainda membro dos comitês de organização de várias conferências nacionais e internacionais dentre as quais IEEE SPAWC 2008 (Technical Executive Committee), ICA 2009 (Finance Chair), IEEE ITW 2011 (Finance Chair), ISWCS 2012 (Publication Chair) e SBrT2013 (Coordenador Geral). Suas áreas de interesse são: processamento de sinais, comunicações móveis e geometria da informação. (voltar ao topo)

Lisandro Lovisolo (UERJ)

Bio: Lisandro Lovisolo é professor associado ao Departamento de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações (DETEL) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na UERJ desde 2003, leciona na graduação e na pós-graduação e fundou o PROSAICO (Laboratório de PROcessamento de Sinais, Aplicações Inteligentes e Comunicações - www.prosaico.uerj.br) em 2007. Obteve o doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2006, onde também fez os estudos de mestrado e a graduação em Engenharia Eletrônica. Foi agraciado com o Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ entre 2012 e 2014 e entre 2015 e 2017 e é pesquisador do CNPq desde 2015. Foi o Coordenador Geral do SBrT2019 (www.sbrt.org.br/sbrt2019). Foi elevado ao grau de Membro Sênior do IEEE em 2018 e de Membro Sênior da SBrT em 2017. Ele nasceu em Neuquen, Argentina, em 1974, porém, sente-se brasileiro e natural do Rio de Janeiro. Já coordenou e participou de projetos de pesquisa financiados por diferentes agências de fomento e empresas. Sua formação é na área de processamento de sinais e seus principais interesses estão nas áreas de processamento de sinais, imagens e vídeos, sistemas e redes de comunicações e as tecnologias subjacentes e em computação e suas diversas aplicações. Ele tem pesquisado sobre compressão de sinais, detecção e reconhecimento de fenômenos empregando decomposições adaptativas de sinais e representações esparsas - utilizando representações em bases, expansões em frames e em dicionários, e diferentes modelos (baseados em transformações, algoritmos vorazes e amostragem compressiva) - usando-os em diferentes aplicações desde a modelagem, compressão, separação de fontes e outras tarefas de processamento de sinais. Outra de suas áreas de pesquisa é sobre o posicionamento e localização de dispositivos através de sinais de radiofrequência. Além disso, tem-se dedicado à pesquisa, implantação e desenvolvimento de sistemas de comunicações sem fio usando diferentes tecnologias (redes móveis, celulares, etc) e de sistemas de áudio e vídeo (TV Digital e Streaming). (voltar ao topo)

Walter da Cruz Freitas Júnior (UFC)

Bio:Walter da Cruz Freitas Junior - sou engenheiro eletricista com ênfase em Informática Industrial, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2000, com mestrado em Engenharia Elétrica também pela UFC em 2002, e Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela UFC em 2006, com estágio e coorientação do Prof. Renato Rocha Lopes do Laboratório de Processamento de Sinais e Comunicação (DSPCom) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tenho Pós-doutorado na França, realizado no Laboratoire d'Informatique, Signaux et Systèmes de Sophia-Antipolis (I3S) da Université Côte-D'Azur em 2015. Sou atualmente Professor Associado III do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI), do Centro de Tecnologia (CT), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica Engenharia de Teleinformática (PPGETI), sendo atualmente o representante da área de concentração de sinais e sistemas do PPGETI, e durantes os biênios de 2016-2018 e 2018-2020, fui o chefe do departamento do DETI. Fui pesquisador sênior do Instituto Nokia de Tecnologia e sou pesquisador do Grupo de Telecomunicações Sem Fio (GTEL). Sou membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT). E em 2021, estive na coordenação geral do XXXIX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT-2021 -- http://www.sbrt.org.br/sbrt2021), que aconteceu de forma virtual em Fortaleza-CE, de 26 a 29 de setembro de 2021. Sou, atualmente, o representante da UFC no Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD). Durante minha vida profissional, tenho atuado em ensino e pesquisa em engenharia elétrica, principalmente nas áreas de processamento de sinais e comunicações sem fio. Sou pesquisador e bolsista 1-D do CNPq com Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT. Uma descrição mais completa de minha formação e atividades profissionais pode ser encontrada em http://lattes.cnpq.br/0694425837735193. (voltar ao topo)

Renato da Rocha Lopes (Unicamp)

Bio: Renato da Rocha Lopes obteve o título de engenheiro elétrico e mestre em engenharia elétrica pela UNICAMP, em 1995 e 1997, respectivamente. Em 2003, obteve o título de doutor em engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia da Georgia, em Atlanta, nos EUA. Atualmente, é professor associado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP. Entre 2015 e 2019, foi coordenador de graduação do curso de engenharia elétrica da Unicamp. Entre 2019 e 2021, foi coordenador de pós-graduação. Desde maio de 2021, é diretor associado da Agência de Inovação da Unicamp. É membro sênior da Sociedade Brasileira de Telecomunicações. Atua na área de processamento de sinais, especialmente em suas aplicações às telecomunicações e ao processamento de sinais sísmicos.(voltar ao topo)

Edmar Candeia Gurjão (UFCG)

Bio: Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é professor Associado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande e professor colaborador do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Amostragem Compressiva (Compressed Sensing), Rádio Definido por Software, Processamento de Sinais e Aplicações de Álgebra Linear. Senior Member do IEEE também é membro da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) É Co-autor dos livros Introdução à Análise de Sinais e Sistemas, Elsevier, 2015, e Digital Signal Processing, Momentum Press, 2018. (voltar ao topo)

Marcello Luiz Rodrigues de Campos (COPPE/UFRJ)

Bio: Marcello Campos nasceu em Niterói, RJ, em 1968. Graduou-se Engenheiro Elétrico com ênfase em Eletrônica "cum laude" pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1990, M.Sc. em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ em 1991, e Ph.D. em Engenharia Elétrica pela University of Victoria, Victoria, Canadá, em 1995. No biênio 2000-2001 serviu como Diretor para a América Latina da Sociedade de Comunicações/IEEE. Em 2011 ajudou a criar e foi o coordenador até 2017 do Capítulo da Sociedade de Processamento de Sinais do IEEE no Rio de Janeiro. Atualmente é Diretor Adjunto para Assuntos Acadêmicos da COPPE e Professor Titular do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ, onde foi Vice-Coordenador e Coordenador nos anos 2004 e 2005, respectivamente. Foi membro do Conselho da SBrT por dois mandatos consecutivos, entre 2014 e 2018, e Vice-Presidente de Finanças entre 2018 e 2020. (voltar ao topo)

Alexandre de Almeida Prado Pohl (UTFPR)

Bio: Alexandre de Almeida Prado Pohl é graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1983), onde também obteve o título de Mestre (1987). Em 1994 obteve o título de Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Técnica de Braunschweig, Alemanha. Entre 1995 e 2000 atuou na divisão de sistemas de telecomunicação da empresa Furukawa Industrial S.A, em Curitiba. Atualmente é professor titular no Departamento de Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, onde leciona disciplinas na área de telecom e fotônica. É membro sênior da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), da qual foi vice-presidente de finanças (2012-2015), da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica (SBMO), da Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica (SBFoton) e da Optical Society (Optica), da qual também é membro senior. É bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, nível 1D, do CNPq. (voltar ao topo)

José Antonio Apolinário Junior (IME)

Bio: José Antonio Apolinário Jr. (S’95–M’99–SM’04) nasceu em Taubaté-SP, em 1960 e possui graduações em ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Resende, RJ, Brasil, em 1981) e engenharia eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (Rio de Janeiro, RJ, em 1988), mestrado em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília (Brasília, DF, em 1993) e doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, em 1998). Realizou Estágio Pós-doutoral na Helsinki University of Technology (HUT, hoje Aalto University, Espoo, Finlândia, entre 2004 e 2005). Coronel R/1 do Quadro de Engenheiros Militares do Exército Brasileiro, é atualmente professor associado no Instituto Militar de Engenharia onde já foi Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e Vice-Reitor de Ensino e Pesquisa. Foi também Professor Visitante na Escuela Politécnica del Ejército (Equador, 1999 e 2000) e na Helsinki University of Technology (2006). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em processamento digital de sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: filtragem adaptativa, processamento de sinal de áudio, localização de fontes emissoras (áudio e RF) e processamento em arranjo de sensores. Ele é membro senior da Sociedade Brasileira de Telecomunicações e senior member do IEEE. O Dr. Apolinário organizou e foi o primeiro Presidente do Rio de Janeiro Chapter da Sociedade de Comunicações do IEEE, foi um dos Coordenadores Técnicos do SBrT 2003, no Rio de Janeiro, e foi o Finance Chair do ISCAS 2011, que ocorreu em maio de 2011 também na cidade do Rio de Janeiro. De 2016 a 2017 foi o Vice Presidente de Finanças da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT). (voltar ao topo)

Diretoria Executiva

Presidente: Cristiano Magalhães Panazio possui graduação (1999) e mestrado (2001) em Engenharia Elétrica, ambos pela Universidade Estadual de Campinas, e doutorado (2005) em Telecomunicações pelo Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM). Desde 2006 é Professor Doutor no Laboratório de Comunicações e Sinais (LCS) da Faculdade de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), do qual é, desde 2019, Coordenador da Ênfase de Telecomunicações do curso de Engenharia Elétrica da EPUSP. É Membro Sênior da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), da qual foi membro do Conselho no período de 2010 a 2014, Vice-Presidente de Desenvolvimento e Difusão de 2014 a 2020 e Presidente de 2020 a 2022. No período de 2016 a 2017, foi Editor Associado do IEEE Transactions on Circuits and Systems I, além de ser revisor de diversos periódicos. Participou de diversos projetos de pesquisa e fez parte da organização das conferências IEEE SPAWC’08 (Technical Executive Committee), SBrT’13 (Coordenção de Sessão Especial) e IEEE/SBrT ITS’14 (Keynotes Tutorials and Short Courses Chair), além de ter feito parte de diversos comitês técnicos de conferências nacionais e internacionais. Suas áreas de interesse em pesquisa envolvem modulação multiportadora, sistemas MIMO, comunicações móveis, rádio cognitivo e equalização adaptativa.

Vice-Presidente de Atividades Técnicas: Cecilio José Lins Pimentel possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela University of Waterloo, Canadá (1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco. Deste 1999 é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Em 1999, ganhou o Prêmio Santista Juventude em telecomunicações. Foi pesquisador visitante no Department of Mathematics and Statistics, Queen's University, Kingston, Canadá, entre fevereiro de 2007 e junho de 2008. É membro Sênior do IEEE e Sócio Sênior da Sociedade Brasileira de Telecomunicações. Foi vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFPE entre 1999-2003 e 2008-2012. Foi o coordenador do PPGEE entre março de 2013 e fevereiro de 2016. Foi Coordenador Técnico do XXXIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT2015). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: códigos corretores de erros, modelos de canais de estados finitos, análise de sistema de comunicações com caos, dinâmica simbólica, teoria da informação.

Vice-Presidente de Finanças: Leonardo Tomazeli Duarte possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado pelo Institut Polytechnique de Grenoble (Grenoble INP), França (2009), na modalidade "Signal, Image, Parole, Télécom". Atualmente, é Professor Doutor II (MS3.2) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Senior Member do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), e ocupa, desde 2017, a função de coordenador de pós-graduação FCA/UNICAMP. É bolsista produtividade do CNPq desde 2015. Em 2016, foi professor visitante na École de Génie Industriel do grupo Grenoble INP (Grenoble, França). Foi Coordenador Técnico do XXXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT 2017). Recebeu da UNICAMP, em 2017, o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz". Atua no desenvolvimento de métodos de processamento de sinais e de ciência de dados e incluem: aprendizado não-supervisionado, separação cega de fontes (BSS), análise de componentes independentes (ICA), e aprendizado de máquina. Vem aplicando os métodos desenvolvidos em diferentes áreas do conhecimento, que incluem sensoriamento químico, geofísica, controle estatístico de qualidade, e ciências do esporte.

Vice-Presidente de Desenvolvimento e Difusão: Eduardo Luiz Ortiz Batista possui graduação (2002), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2008 é professor da UFSC, tendo atuado como professor substituto do Departamento de Engenharia Elétrica (2008-2010), professor adjunto no Departamento de Informática e Estatística (2010-2014) e professor adjunto e associado no Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica (desde 2014). Faz parte do Laboratório de Circuitos e Processamento de Sinais (LINSE) da UFSC. Desde 2016, é Editor Associado do Journal of Communication and Information Systems. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com foco em processamento de sinais, telecomunicações e controle. Tem atuado principalmente nos temas filtragem adaptativa linear e não linear, conformação de feixe, controle ativo de vibrações e aprendizagem de máquina, orientando alunos de mestrado e doutorado. Participou de diversos projetos de pesquisa e fez parte do comitê técnico em diferentes edições do Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT) e do International Symposium on Image and Signal Processing and Analysis (ISPA), além do 9th IEEE Sensor Array and Multichannel Signal Processing Workshop (SAM2016). Fez parte da coordenação geral do XXXVIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT2020). Vem atuando como vice-presidente de difusão e desenvolvimento da SBrT desde 2020.

Vice-Presidente de Relações Externas: Ugo Silva Dias é atualmente Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB). Prof. Ugo possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPa), 2004, onde esteve vinculado ao Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA). Logo após, tornou-se membro do Wireless Technology Lab (WissTek), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde conquistou os títulos de mestre e doutor em Engenharia Elétrica, 2006 e 2010, respectivamente. Trabalhou em grandes companhias na área de comunicações e tecnologia da informação, onde atuou como projetista internacional e desenvolvedor de novas soluções de telecomunicações. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. É editor associado do periódico IET Electronics Letters. É revisor ativo dos seguintes periódicos: IEEE Antennas and Propagation Magazine, IEEE Communications Magazine, IEEE Transactions on Antennas and Propagation, IET Microwaves Antennas and Propagation e AEÜ International Journal of Electronics and Communications. Tem experiência acadêmica e profissional, com ênfase em tecnologias avançadas de comunicações sem fio. Suas áreas de interesse são: modelagem e caracterização estatística do canal sem fio, medições de campo de ambientes generalizados, sistemas rádio cognitivo, sensoriamento e compartilhamento de espectro, comunicações sem fio em geral. É membro sênior do IEEE e também da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), VP de Relações Externas da SBrT, Chair do Communications Society (ComSoc) Chapter da Seção IEEE Brasil Centro-Norte, e membro da Comissão Brasileira de Comunicações 2 - Radiocomunicação.

(voltar ao topo)