Introdução a Codificação de Rede e Aplicações
Palestrante:

Prof. Danilo Silva, PhD (UFSC)

Resumo:

Codificação de rede tem se firmado como um novo paradigma para comunicações em rede. Tradicionalmente, as redes de comunicação são baseadas na técnica de roteamento, em que cada nó da rede apenas replica e repassa os pacotes recebidos. A codificação de rede generaliza essa idéia ao permitir que os nós da rede combinem algebricamente os pacotes recebidos, produzindo novos pacotes.
Esta estratégia permite evitar congestionamentos, e assim aumentar a capacidade de transmissão da rede, além de simplificar significativamente o seu funcionamento, dispensando o uso de algoritmos de roteamento complexos. Desde seu surgimento em 2000, a área vem crescendo num ritmo acelerado, motivado tanto por contribuições teóricas de diversas áreas da matemática, engenharia e ciência da computação, quanto
por suas inúmeras aplicações práticas. Dentre estas, pode-se citar: streaming multimídia, redes peer-to-peer, armazenamento distribuído, redes sem fio, e redes de sensores, entre outras. O objetivo deste tutorial é proporcionar uma breve introdução à área de codificação de rede. Serão apresentados os princípios fundamentais da teoria, assim como suas principais aplicações. Alguns desafios e oportunidades também serão discutidos.

Biografia:

Danilo Silva concluiu a graduação pela Universidade Federal de Pernambuco em 2002, o mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2005 e o doutorado pela University of Toronto em 2009, todos em Engenharia Elétrica. Durante seu doutorado, realizou pesquisas na área de codificação de rede. Como pós- doutorando, esteve na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, na University of Toronto e na Universidade Estadual de Campinas, entre 2009 e 2010. Atualmente,é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina. Seus interesses de pesquisa concentram-se principalmente em codificação de rede, codificação de canal, e teoria da informação.



Copyright ® 2008 SBrT