Mini-cursos

O 30º Simpósio Brasileiro de Telecomunicações anuncia os seguintes mini-cursos que farão parte do seu programa técnico.


WiFi Evolution
Rafael Paiva (INdT), Edgar Souza (UnB), Robson Vieira (INdT), André Cavalcante (INdT).

Controle e Monitoramento de Experimentos para a Internet do Futuro Usando OMF
Bruno Silvestre, Kleber Cardoso, Sand Correa (UFG)

Resumo: A implantação de infraestruturas de experimentação para a Internet do Futuro tem motivado várias iniciativas e projetos em diversos países. Essas infraestruturas precisam oferecer escala, heterogeneidade e complexidade que sejam representativas em relação à Internet. Além disso, devem levam em conta questões como repetibilidade de experimentos, coleta flexível de medições e suporte a novas tecnologias. Para atender a esses requisitos, vários arcabouços de controle e monitoramento foram propostos. Dentre eles, está o OMF que é um dos sistemas mais completos e maduros. Atualmente, o OMF já é utilizado em infraestruturas de experimentação dos EUA, da Europa e da Austrália, e agora está sendo avaliado para implantação no Brasil.

 

Bruno Oliveira Silvestre é professor do Instituto de Informática da UFG, onde leciona disciplinas nas áreas de Linguagens de Programação, Arquitetura de Computadores e Concorrência. Obteve seu título de Doutor em Informática pela PUC-Rio (2009). Participou de projetos com Tecgraf (PUC-Rio)/Petrobras na area de computacão em grade, e com a RNP em federações (GT-Diretórios) e, mais recentemente, Internet das coisas (Edital CTIC 2010 – Cidades Inteligentes). Seus interesses de pesquisa incluem computação concorrente/paralela, rede de sensores sem fio e abstrac¸oes de linguagens para programação concorrente/distribuída.

Kleber Vieira Cardoso é professor do Instituto de Informática da UFG, onde leciona disciplinas nas areas de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais. Obteve seu título de Doutor em Engenharia Eletrica pela COPPE/UFRJ (2009). Participou de projetos de P&D nas areas de redes fixas e móveis: GT-Travel (RNP), InterTV (MCT/FINEP/CPqD SBTVDigital RFP14), Quaresma (PROTEM-RNP), REMAV (RNP), CoVER (CNPq Edital Universal 2009) e COMAH (Edital MCT/CNPq No. 14/2009 - Universal). Participa atualmente dos seguintes projetos de Pesquisa: Novas Fronteiras da Internet: Infraestrutura e Aplicações (Edital CAPES Procad-NF No. 21/2009) e Experimentação no Futuro da Internet entre Brasil e Europa - FIBRE (Edital MCT/CNPq 066/2010). Coordena o seguinte projeto de P&D: Computação em Grade e Transporte de Alta Velocidade – CGTravel (Edital FAPEG/CNPq No. 06/2009). Seus interesses de pesquisa incluem Internet, transporte de alta velocidade, grades computacionais, redes sem fio, acesso oportunista ao espectro, rádios cognitivos e redes complexas.

Sand Luz Corrêa é professora do Instituto de Informática da UFG, onde leciona disciplinas nas areas de Programação e Sistemas Distribuídos. Obteve seu título de Doutor em Informática pela PUC-Rio (2011). Participou de projetos de P&D nas areas de computação em grade e internet do futuro: Computação em Grade e Transporte de Alta Velocidade – CGTravel (Edital FAPEG/CNPq No. 06/2009) e Experimentação no Futuro da Internet entre Brasil e Europa - FIBRE (Edital MCT/CNPq 066/2010). Seus interesses de pesquisa incluem computação de alto desempenho, gerencia de recursos de sistemas computacionais, Internet e rádios cognitivos.

 

Evitando armadilhas criptográficas em protocolos de comunicação segura
Alexandre Braga (CPqD), Erick Nascimento (Unicamp), Lucas Palma (CPqD).

Redes de Rádios Cognitivos: Arquiteturas, Sensoriamento Espectral e Questões Regulatórias
Rafael Kunst, Cristiano Both, Maicon Kist, José Santanna, Leonardo Faganello, Lisandro Zambenedetti Granville, Juergen Rochol (UFRGS).

Smart Grid e IEC 61850: Novos Desafios em Redes e Telecomunicações para o Sistema Elétrico
Yona Lopes (UFF), Ricardo Franco (UFF), David Molano (UFF), Margareth Santos (UFF), Flávio Calhau (UNIFACS), Carlos Bastos (UFF), Joberto Martins (UNIFACS), Natalia Fernandes (UFF).

Optical Networks: the backbone of Internet and the world telecommunications infrastructure its evolution and present state
Felipe Barbosa (Unicamp)

  • Datas Importantes

  • 17 de Abril de 2012 (encerrada) Submissão de artigos completos
  • 17 de Abril de 2012 (encerrada) Propostas de mini-curso
  • 15 de Junho de 2012 (realizada) Notificação de aceitação
  • 02 de Julho de 2012 Início das inscrições. Saiba mais.
    Clique aqui para fazer a sua inscrição.
  • 16 de Julho de 2012 (encerrada) Versão final dos trabalhos aceitos
  • 18 de Julho de 2012 (encerrada) Data limite para inscrições de autores